Usagi Drop – Vol. 01

Com toda sua simplicidade, Usagi Drop chega para cativar os leitores brasileiros.

No funeral de seu avô, o solteirão Daikichi Kawachi acaba descobrindo que ele tinha uma amante e, mais ainda, juntos tiveram uma filha, a pequena Rin! O resto da família fica chocada e ninguém pretende ser responsável pela menina, mas irado com o descaso familiar, Daikichi resolve tomar a guarda da garota e passa a cuidar dela sozinho. Mas criar uma criança não é trabalho fácil e ele passa a repensar sua vida e – mais ainda – considerar os sacrifícios que fará pelo bem da Rin.

Usagi Drop já mexeu com muita gente quando ganhou uma adaptação para anime com onze episódios exibidos a partir da metade de 2011 e, embora muitos tenham desde então desejado uma segunda temporada, nenhuma notícia oficial foi divulgada. Eis que mais uma vez a NewPOP surpreende o público com um título bastante inesperado, para a felicidade tanto daqueles que já leram até o fim quanto para os que ainda estão começando!

A capa segue o padrão que a editora adotou, muito bem escolhido, com diferenciação entre as capas. Infelizmente, parece ter havido um erro na impressão do ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livros, numa tradução livre) e foi preciso colar uma etiqueta com o novo código de barras em algumas cópias, deixando a capa um pouco mais feinha, mas nada que realmente prejudique (se tiver o cuidado necessário, pode até retirá-la sem dano algum). No interior das capas, notamos o mesmo padrão monocromático que a editora parece ter adotado para preencher o espaço vazio, mas que no fim das contas não é muito diferente de passar em branco.

No início temos uma única página colorida e as seguintes no papel offset que a NewPOP sempre usa, para a satisfação de nós colecionadores. As imagens impressas não estão pixeladas como em alguns outros lançamentos anteriores (Puella Magi Oriko Magica e Azumanga Daioh, por exemplo), o que é um alívio para o comprador. No entanto, alguns poucos erros que escaparam à revisão textual acabam por chamar a atenção, como na própria resenha transcrita acima que a pontuação acabou um pouco bagunçada.

A história é bastante cativante, com o protagonista Daikichi aprendendo aos poucos a cuidar da pequena Rin. A narrativa não tem um ritmo rápido, mas segue calmamente e é difícil os traços de Unita Yumi não conquistarem o leitor, principalmente com as caretas da garotinha.

Anunciado já a bastante tempo, Usagi Drop finalmente chega às bancas. O preço a R$19,90 deixa impossível negar que Usagi Drop esteja um pouco caro, mas a qualidade dos materiais usados e da tradução compensam bastante esse preço salgado e o título em si ajuda a equilibrar um pouco mais essa balança.

Nota: 8,0