5 Centímetros por Segundo – Vol. 01

Conheça você também essa “sequência de histórias curtas sobre a distância deles” criada pela mente do grande Makoto Shinkai.

Nós nos conhecemos no primário. O amor imaturo foi se tornando uma convicção. De Tóquio a Tochigi e depois, Tanegashima. Esta é uma história de uma busca por você.

capa_5_centimetros_por_segundo
A história originalmente é uma animação assinada por Makoto Shinkai, e não é a primeira adaptação dele que chega ao Brasil (lembrem-se que há muito tempo a editora Panini lançou Voices of a Distant Star). Muitas dessas obras (se não todas) de alguma forma abordam a “distância” nas relações, e em 5cm/s isso figura como o ponto principal quando Takaki e Akari veem o desenvolver de sua paixão interrompido pela súbita mudança da menina de Tóquio para Tochigi, uma distância considerável.

Embora continuem se comunicando por cartas, não é um sentimento com o qual conseguem lidar facilmente, e um dos momentos mais angustiantes do volume coloca o leitor perfeitamente na posição do protagonista, ao vivenciar atraso após atraso das várias baldeações de trem que ele tem que pegar para chegar aonde Akari está morando. Nós somos postos nos pés do protagonista, sem saber se ela foi mesmo à estação encontrá-lo, ou se vai esperar mesmo depois de um atraso de três horas por causa das sucessivas paradas dos trens por causa da neve.

pagina_5_centimetros_por_segundo
Para completar, a editora NewPOP nos apresenta uma confecção de volume que só fica abaixo de meia dúzia de publicações do gênero no país. A capa fosca sabendo usar o espaço sem exageros e fugindo do horrível padrão de repetição da mesma imagem dos dois lados. O interior das capas é preenchido com imagens simples, mas que cumprem bem a função de preencher aquele espaço vazio, seguido de quatro páginas coloridas em papel couché e o resto do volume em offset. Os tropeções que de vez em quando a editora comete, com erros de português ou imagens pixeladas, felizmente ficaram de fora dessa primeira edição de 5cm/s.


Além de curtinho, completo em dois volumes, o preço é outro fator que chama a atenção em 5 Centímetros por Segundo: Dezesseis reais, quando outras editoras geralmente já passaram e muito esse valor, sem a mesma qualidade. Sozinha, a história já é de tirar o chapéu, e o trabalho da NewPOP completa com chave de ouro para que seja uma aquisição mais do que tentadora. Todo mundo deveria, pelo menos, se dar a oportunidade de conhecer 5 Centímetros por Segundo.

Nota: 9,5