Gainax anuncia o filme Aoki no Uru

Produção estava paralisada desde 1993.

A Gainax anunciou essa semana que retomará os trabalhos da produção de Aoki no Uru (Uru in Blue), filme em animação que está na agenda do estúdio desde 1992, quando supostamente seria dirigida por Hideaki Anno com roteiros de Hiroyuki Yamaga e tendo Yoshiyuki Sadamoto como produtor executivo. No entanto, por motivos internos, a produção foi paralisada no ano seguinte e desde então teve possíveis retornos anunciados para os anos de 1998, 2001 e 2013, o que não aconteceu em nenhum deles. Em 2014 foi divulgado também um curta chamado Aoki no Uru: Prólogo (Uru in Blue: Overture), posteriormente adiado para 2015 e que ainda não foi lançado.

Enquanto a novela se arrastava, em 2006 o diretor Hideaki Anno deixou a Gainax para fundar seu próprio estúdio chamado Khara, e consequentemente está fora dos planos atuais para Aoki no Uru, sendo substituído na direção por Hiroyuki Yamaga, enquanto segundo o pôster divulgado o design de personagens ficará a cargo de Yoshiyuki Sadamoto. Ainda não há uma sinopse disponível mas ao que tudo indica será uma história ficção científica bélica, envolvendo batalhas aéreas em caças.

O anúncio da retomada de Aoki no Uru veio possivelmente como uma forma de tranquilizar os investidores, logo após a recente notícia de que a Gainax perdeu no Judiciário japonês um processo proposto por Hideaki Anno e o seu estúdio Khara, cobrando uma dívida de 100.000.000 de ienes em royalties devidos a eles por produções que dividem os direitos.

Anteriormente, a dupla Yamaga e Sadamoto já trabalhou no filme em animação Ouritsu no Uchuugun: Honneamise no Tsubasa, lançado no ano de 1987 e extremamente bem recebido pela crítica. O filme ganharia uma continuação se passando 50 anos depois da história original, que supostamente seria Aoki no Uru, mas por causa de problemas financeiros isso nunca aconteceu.

A atual previsão de lançamento é para o ano que vem, 2018. Confiram abaixo o key visual de Aoki no Uru: