3-gatsu no Lion e Ministério da Educação se unem contra o bullying

Campanha em colaboração deverá alcançar alunos do fundamental ao médio de todo o Japão.

Não é de hoje que o Japão enfrenta sérios problemas com o bullying em seu sistema educacional. A prática já está tão enraizada nas escolas que até mesmo a ficção aborda o tema frequentemente sem gerar grandes escândalos, produzindo obras como o mangá Vitamin, lançado no Brasil pela editora JBC, e figurando como tema central de outros como A Voz do Silêncio (Koe no Katachi), atualmente em publicação pela editora NewPOP.

A mais recente obra em destaque a tratar do assunto é Sangatsu/3-gatsu no Lion (March Comes in Like a Lion), mangá da autora Chika Umino com uma segunda temporada em anime pelo estúdio Shaft começando agora na temporada de Outono. O próprio protagonista, Rei Kiriyama, era alvo constante de seus colegas de classe no ensino fundamental e agora no ensino médio é simplesmente ignorado por todos. Ainda mais, na segunda temporada outro personagem de destaque também vivenciará problemas com o bullying, chamando a atenção para esse problema.

Em face disso, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (sim, é tudo um ministério só), abreviado como MEXT, decidiu lançar uma campanha em colaboração com a obra para combater e prevenir os casos de bullying nas escolas japonesas. Nela distribuirão aproximadamente 18.000 pôsteres que serão afixados em murais das escolas japonesas com a imagem da personagem Hinata Kawamoto estendendo a mão ao Kiriyama criança, e embaixo a frase “Eu serei sua aliada não importa o quê“. Na imagem, há também uma linha 24 horas de apoio para qual as crianças alvo desse tipo de assédio podem ligar e obter ajuda.

A campanha, no entanto, nada fala sobre os professores e diretores de escola, que muitas vezes são extremamente cúmplices das crianças agressoras, como o próprio mangá de 3-gatsu no Lion mostra em diversas oportunidades. Pelo visto esse detalhe não passou ainda pela vista grossa crônica do MEXT, vista grossa essa que muitas vezes é exatamente o que permite que os casos de bullying cheguem a níveis extremos como os que a ficção tem retratado vez após vez.

O mangá de 3-gatsu no Lion é escrito e desenhado por Chica Umino, que já assinou anteriormente Honey & Clover, publicado completo aqui no Brasil pela editora Panini. Em 2016 3-gatsu ganhou uma primeira temporada em anime com 22 episódios, e a segunda está prevista para ter o mesmo número com estreia para o dia 14 de Outubro. Ambas foram feitas pelo estúdio Shaft.

Essa é a história de Rei Kiriyama, um solitário prodígio do shogi profissional, e sua relação com a família Kawamoto, formada pelas três irmãs órfãs Akari, Hinata e Momo. Pouco a pouco a convivência com essa família, que mesmo com todas as dificuldades financeiras não deixa de trazer um sorriso no rosto, vai ajudar Rei a superar um passado que deixou cicatrizes profundas.

Não há previsão de lançamento do mangá de 3-gatsu Lion no Brasil, mas no Japão o seu 13º volume foi publicado recentemente no dia 29 de Setembro. O anime está disponível com legendas em português pela Crunchyroll.

Co-fundador da Não Nasci Herói, principal tradutor, redator de notícias e artigos e produtor e editor do NNHCast. Lá fora advogado, leitor ávido, autointitulado escritor e entusiasta de desenhos japoneses.
  • Kamilly Souza De Castro

    Ótima matéria.